Perguntas frequentes - visita Porto 360

Porquê

Subir à cúpula da Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota vale o esforço (e o preço)?

Nós acreditamos que sim, tal como quem lá esteve ao longo dos últimos 67 anos (a cobertura só ficou pronta em 1954, 2 anos depois da inauguração do recinto). Será por ser um edifício icónico com vistas imensas sobre o Porto, da Ribeira à Foz, e Gaia, do Monte da Virgem à Afurada? Ou pelas visitas serem realizadas com total segurança em grupos de até 13 pessoas, acompanhadas por um guia simpático?  Ou por se espreitar o interior desta arena renovada? Venham e descubram!

 

Mas é mesmo imperdível?

Tanto quanto sabemos, esta é uma das poucas cúpulas de arenas visitáveis no mundo. Uma das mais famosas é a O2 Arena em Londres, mas as vistas para os arredores da capital inglesa não são comparáveis às que temos no centro do Porto...

 

Eu já tenho outras coisas para fazer no Porto...

O Porto 360 é A nova experiência no Porto, e o complemento perfeito para um passeio pelos caminhos do Romântico, um circuito pela baixa da Cidade, uma tarde nos Jardins do Palácio de Cristal. E está pela primeira vez aberto ao público para visitas guiadas!

Quem

Quem pode subir à cúpula?

Qualquer pessoa que consiga subir escadas autonomamente e tenha idade igual ou superior a 10 anos.
PORÉM, o seguro apenas cobre visitantes até aos 90 anos e 364 dias.

Por esse motivo, visitantes com mais que 90 anos têm que assinar um termo de responsabilidade.

Quantas pessoas sobem à cúpula de cada vez?

Habitualmente, em cada visita guiada sobem grupos de entre 1 e 13 pessoas + 1 guia.
Se tiverem um grupo maior, podemos ter até três grupos de 13 pessoas, cada um acompanhado por um guia, em simultâneo no topo do arco. Por questões de segurança, em cada momento só poderá estar nas escadas um grupo e o seu guia.
Também podemos repartir os grupos maiores por visitas sucessivas, dentro ou fora do nosso horário habitual.


É necessário formar um grupo para subir?

Não, nós fazemos a visita desde que haja 1 pessoa interessada em subir.

 


Do you speak English?

Sim, toda a equipa fala Português e Inglês; e em alguns dias, também Espanhol, Francês, Italiano e Alemão (a confirmar previamente, se necessário).

Como posso entrar em contacto convosco?

Para tirar qualquer dúvida, podem visitar-nos na bilheteira da Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, enviar email para porto360@superbockarena.pt ou ligar para o +351 933 088 331, e nós ligaremos de volta se não conseguirmos atender no momento.

Quando

Fazem visitas aos fins-de-semana?

Sim, fazemos visitas à cúpula todas as tardes de 4.ª a domingo, incluindo feriados com exceção de 24 e 25 de dezembro (Natal) e do domingo de Páscoa. A última visita inclui habitualmente o pôr do sol.  


Fecham no Inverno?

Não, apenas não faremos visitas se não houver condições para subir e descer as escadas em segurança; de resto, esperamos fazer visitas ao longo de todo o ano.


No próximo ano ainda vai haver visitas?

Sim, e nos anos seguintes também; ao longo do tempo esperamos enriquecer a visita com mais possibilidades de descida, assim como criar uma exposição sobre a história do Palácio de Cristal.

Qual é o horário do Porto 360?

Vejam o link de reservas em https://ticketline.sapo.pt/evento/porto-360-51041 para a informação mais atualizada.


E à noite, também há visitas?

Sim, habitualmente fazemos subidas uma vez por mês na noite de lua cheia; e ocasionalmente também fazemos subidas para ver o nascer do sol. Anunciamos essas iniciativas no nosso Facebook e Instagram 


Fazem subidas além do vosso horário normal?

Sim, podemos fazer visitas noutros horários, por marcação, e com uma taxa adicional (variável conforme o tamanho do grupo). 

Se quiserem fazer uma subida num horário especial, por favor contactem-nos por telefone +351 933 088 331 ou email porto360@superbockarena.pt

Onde

Onde fica a entrada da Porto 360?

Na porta 3 da Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, em plenos Jardins do Palácio de Cristal.
Mesmo ao lado do ponto identificado no Google Maps como "Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota".

Qual é o percurso da visita?

Começamos na praça de alimentação (food court) da Arena, e subimos as escadas que nos levam diretamente ao segundo piso, onde entramos num camarote para espreitar o interior da arena (salvo em dias em que tal não seja possível por montagem de evento reservado). Em seguida, percorremos um quarto do corredor até à porta de acesso à cúpula; subimos as escadas até ao topo, e lá permanecemos a apreciar a vista. Por fim, fazemos o percurso inverso até à entrada da Arena.


A visita inclui um percurso pelos Jardins do Palácio de Cristal?

Não, mas recomendamos que aproveitem para os conhecer antes ou depois da subida à cúpula; são os mais bonitos do Porto, com vistas espetaculares e vários pontos de interesse: a Concha Acústica, a Capela de Carlos Alberto, o lago, o Jardim dos Sentimentos, a Biblioteca Almeida Garrett e até o parque infantil.

Comprar bilhetes

Recomendam que compre antecipadamente os bilhetes?

Sim, porque assim tem a certeza que sobe no dia e à hora que quer; o importante é que chegue até 15 minutos antes da hora da subida. Passem cá pela bilheteira (de terça-feira a domingo, das 14:30 às 20:00) ou vão a https://ticketline.sapo.pt/evento/porto-360-51041, façam o pagamento e recebam imediatamente os bilhetes.

 

E para grupos grandes?

Caso o vosso grupo tenha mais que 13 pessoas, por favor contactem-nos pelo telefone +351 933 088 331 ou pelo email porto360@superbockarena.pt e poderemos fazer uma reserva que inclua mais do que um guia em simultâneo, para até 39 pessoas poderem subir juntas.

Um grupo de 79 pessoas pode ter a experiência em pouco mais que 1 hora!


E se não tivermos bilhete comprado?

Nesse caso, podem vir diretamente até à bilheteira da Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota onde  podem comprar bilhetes para as próximas sessões disponíveis.

 

É possível apenas reservar os lugares, sem fazer o pagamento?

Não, todas as reservas obrigam ao pagamento imediato.

Mas também podem chegar à nossa recepção e comprar os bilhetes na hora, desde que haja lugares disponíveis; aqui, podem pagar com dinheiro ou cartão de débito, ou crédito.


Tenho uma vista comprada; basta chegar a essa hora, ou é melhor vir mais cedo?

Pedimos que cheguem até 15 minutos antes da hora da sua visita para organizarmos o grupo no horário marcado.

 

Queremos comprar bilhetes para daqui a 4 meses, mas não os encontramos na Ticketline. Que podemos fazer? 

A venda de bilhetes só está disponível com um máximo de 2 meses de antecedência, e um mínimo de 1 mês. Por exemplo, a 31 de maio são abertas as vendas até 31 de julho, e só a 30 de junho abrem as vendas até 31 de Agosto. O motivo para não disponibilizarmos mais antecedência é que a actividade principal da Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota (espetáculos e eventos) poder impedir as visitas, e assim minimizamos os cancelamentos de última hora por nossa iniciativa.

 

Encontramos horários diferentes conforme o dia da semana, e até alguns dias sem visitas disponíveis. Há algum erro?

Não, é mesmo assim. Pelo facto de a Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota ser uma sala de espetáculos e eventos, há alguns dias em que as visitas não estão disponíveis, ou em que os horários são diferentes do habitual.

Cancelamentos e reagendamentos

O que acontece se a visita for cancelada por iniciativa da Porto 360?

Podemos ter que cancelar a sua visita devido a más condições climatéricas ou por problemas técnicos na arena. Estas situações são muito raras, mas poderão acontecer pontualmente. Nestes casos, e conforme a vossa preferência, poderemos reagendar a sua visita ou devolver 100% do preço pago.

 

Não vou poder fazer a visita para a qual tenho bilhetes. E agora?

Desde que nos informem até 24 horas antes da visita (por telefone, ligando para o +351 933 088 331, ou email porto360@superbockarena.pt), poderão reagendá-la para os 30 dias seguintes.

Regras da visita

Preciso de alguma roupa ou acessório especial para fazer a visita Porto 360?
Não, podem trazer a vossa roupa e calçado normal, incluindo sapatos abertos, saias e vestidos.
 
Posso levar o meu telemóvel ou máquina fotográfica durante a subida?
Por razões de segurança, durante a subida e a descida é proibido usar telemóveis e câmaras fotográficas. O motivo é assegurar que todos temos as mãos livres para segurar o corrimão ao longo das escadas, de modo a evitar qualquer acidente. 

Há alguma excepção a esta restrição de fotografar?
Sim! As máquinas que gravam autonomamente (do tipo go-pro) e que estejam bem fixas braço, cabeça ou peito podem ser usadas em todo o trajeto da subida.

Sou amante de fotografia, posso levar o meu tripé e várias lentes na subida?
Sim, o material fotográfico que esteja bem acondicionado numa bolsa ou mochila pode ser levado pelo proprietário até ao topo, e usado livremente lá em cima; mas mantém-se a impossibilidade de fotografar na subida e na descida.

 

Medos (não há razão para ter!)

Tenho medo de não conseguir subir. O que faço?

Sugerimos que passes pela Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota e espreites os visitantes a percorrer as escadas durante uma visita; poderás também conversar com quem acabou de subir e descer, assim como com os nossos guias. Para quem tem medo, a subida ainda é melhor, pois além da bela paisagem e do edifício impressionante, há uma boa sensação de superação!


Tenho vertigens, há problema?

Ao longo da visita nunca se tem uma visão de algum abismo, pois a escada é suave e o percurso na cúpula está limitado por uma guarda metálica robusta, com 120 cm de altura.


A subida é difícil? Vou conseguir?

É bem mais fácil do que subir ao Arco da Ponte da Arrábida ou à Torre dos Clérigos! 

A visita requer um esforço físico reduzido: são apenas 196 degraus (46 interiores e 150 na própria cúpula), e quer a subida, quer a descida são feitas em etapas, de modo respeitar o ritmo de todos os visitantes; subimos e descemos em grupo!

E quem tem medo de alturas, ou vertigens, consegue subir?

A sensação de segurança é muito elevada em toda a extensão da visita, segundo todas as pessoas com esses receios que nos têm visitado. A guarda que limita as escadas na cúpula tem 120 cm de altura, tal como o varandim no topo. 

Mesmo assim, as pessoas que têm menos confiança na subida vão sempre junto ao guia, para um acompanhamento mais próximo.


É perigoso?

Não, a visita é muito segura. Percorremos degraus grandes, com apenas 15 cm de altura, piso anti-derrapante e 90 cm de largura, limitados por uma robusta guarda metálica do lado de fora e uma guarda em corda do lado de dentro.  As escadas são pouco íngremes (muito menos que na Ponte da Arrábida) e estamos sempre acompanhados por um guia.